Guarda responsável: você está fazendo isso certo?

Não importa a espécie ou raça, criar um pet significa responsabilidade, dedicação e carinho. Eles precisam da atenção e afetividade do dono para sobreviver.

Ter um animalzinho de estimação é algo que traz grandes felicidades, mas também grandes responsabilidades. Então será que seu bichinho está recebendo a devida atenção?

Acima de tudo é necessário compreendê-lo. Um exemplo clássico é o cachorro que faz a maior festa toda a vez que os donos chegam em casa, ou o gatinho que deita na frente do monitor do seu notebook. Ele faz isso por que a sua atenção é importante, então irá fazer de tudo para que você o note ali.

O segundo ponto é os cuidados com alimentação. Cuide para que ele receba tudo o que precisa para se manter saudável, como água fresca disponível, comida em recipientes limpos e ração ideal para o seu tipo de pet – no caso de algumas espécies os alimentos comuns podem ser dados como forma de complemento, porém este não substitui a ração.

E quem disse que os bichos precisam ser mal educados? Assim como nós eles não nascem sabendo, se você quer que ele faça algo precisa ter muita paciência e dedicação para ensina-lo. E é importante lembrar que todo pet é dono de uma personalidade, não o reprima por isso, acorrentar e confinar são formas de maus tratos. Eduque e deixe-o livre para expressar seu comportamento.

Atividade física não só pode como deve ser uma rotina. No caso dos filhotes de cães e gatos esse é um ponto essencial. Deixe vários brinquedos à disposição e dê passeios com ele, mesmo que seja por 15 minutos por dia. Para animais como hamsters, passarinhos e coelhos é legal criar brinquedinhos e circuitos de atividades.

E por fim, muita atenção e carinho. Eles podem exigir uma série de cuidados, mas a recompensa será em dobro.

Se você já tem um animal de estimação, pratique a guarda responsável. Se você ainda não tem, que tal adotar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s