Preparando seu AUmiguinho para a chegada de um bebê

A chegada de um novo membro da família muda muita coisa, em especial para os cãezinhos, uma vez que toda a atenção e espaço que era dele agora serão redirecionados para outra pessoa. Então treinar o seu cachorrinho o quanto antes ajuda a melhorar a segurança e  reduzir o stress de todos envolvidos.


Aqui vão algumas dicas para  treinar os donos (acima de tudo) e seus cães.

1-      Criando ladies e gentlemen

Muitas vezes treinamos os nossos pets e nem nos damos conta disso. Está aí a razão daqueles comportamentos chatos de “olha eu aqui!”, pois em alguma hora ele aprendeu que “se eu fizer isso ganharei aquilo”. Para não haver problemas no futuro é necessário que ele não receba feedback quando fizer algo indesejado, ou seja, ignore os maus comportamentos e recompense somente os bons.

2-      O que é meu não é seu

Ensinar ao seu cão quais são os seus brinquedos é algo crucial para que os do bebê não acabem virando alvo. Selecione brinquedos com características únicas para dar ao seu cachorrinho (como bolas de tênis, ossinhos e mordedores com cheiro e cores próprias).

3-      O Safe Spot

Criar uma área livre e exclusiva para o seu cão pode ajuda-lo a evitar stress, principalmente quando a criança está aprendendo novas habilidades. Esse será o seu cantinho seguro para se esconder e relaxar.

4-      Menos é mais

O tempo que você passará com o seu cão não será o mesmo e toda a sua atenção será voltada para o bebê. A solução para o problema é diminuir a quantidade de tempo que você passa com seu cão, mas aumentar a qualidade quando estiver com ele. Dedique os mimos, elogios e brincadeiras para essa hora Aproveite também para ensinar comandos como senta, deita, fica, etc. Ele vai adorar esse tempinho exclusivo!

Nunca esqueça que a interação criança-animal trás diversos benefícios. “Os cães estabelecem uma comunicação recíproca que possibilita um desenvolvimento da autoestima, respeito, companheirismo, visão de futuro e ainda estimula a liberação de substâncias que podem ser benéficas ao organismo, como endorfina e adrenalina”. (BECKER, 2003)

Fontes:

http://www.martaswart.com/

BECKER, Marty; MORTON, Danelle (2003). O Poder Curativo dos Bichos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s